Pontos positivos e negativos

  A aplicação da K. marxianus durante o processamento possui pontos positivos e negativos, como veremos a seguir.

    Positivos:

  • São ideais na produção de inulinases, por se desenvolver com rapidez em grandes concentrações celulares, produzindo grande quantidade desta enzima;
  • Vastamente usadas em processamentos biotecnológicos em produções de alimentos, bebidas, enzimas, química fina, farmacêutica e de reagentes;
  • As inulinases de K. marxianus possuem capacidade de hidrolisar tanto inulina, como sacarose, rafinose e levanas (SNYDER & PHAFF, 1960), apresentando alta atividade para sacarose e 3 rafinose e obtendo melhores resultados que as invertases (VERACHTERT & DE MOT, 1990);
  • A levedura marxianus tem caracteristicas interessantes no processamento industrial, como crescimento a elevadas temperaturas (40°C), resultando em baixos custos de resfriamento e riscos de contaminação, altas velocidades de crescimento;
  • A versatilidade da utilização da levedura marcxianus como microrganismo de interesse industrial tem sido amplamente ilustrada pela diversidade de processos industrial propostos pela literatura. Entre eles estão a produção de lactase (Mahoney et al., 1974; Bales & Castillo, 1979), algumas vezes simultaneamente com inulinase (Hawitt & GrootWassink, 1984) e com pectinases (Espinoza et al., 1992);
  • A levedura marxianus são capazes de metabolizar lactose;
  • As leveduras da espécie Kluyveromyces marxianus têm sido amplamente utilizadas na obtenção de etanol a partir de resíduos da indústria de alimentos, desde resíduos líquidos, cmo o soro de leite até sólidos, como bagaço de cana-de-açúcar (COSTA, 2011);
  • Esse microrganismo possui características importantes, como a alta conversão do substrato em biomassa e a ampla faixa de temperatura na qual pode crescer.
  • Essa levedura está sendo mais estudada devido suas características, como capacidade de usar substratos alternativos como fonte de carbono e o nitrogênio, ainda são termotolerante e possui uma rápida taxa de crescimento.

   Negativos:

 

  • É importante na deterioração de laticínios, carnes, sucos de frutas, ocasionando sua fermentação.(GAVA,2008)
  • Responsavel pela deterioração de queijos; a ocorrencia se dá ao baixo ph, baixa umidade, alta concentração de sal e estocagem sob refrigeração;(NÓBREGA,2007)
  • Segundo Nóbrega (2007)possivel contaminante de leite pasteurizado , sua frequencia em leite pasteurizado é sua tolerancia a pasteurização.

NÓBREGA, J. E. Caracterização do fermento endógeno utilizado na fabricação do queijo Canastra no município de Medeiro, Minas Gerais, com ênfase em leveduras. Dissertação de pós-graduação, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, 2007.

RECH, R. Aproveitamento do soro de queijo para a produção de lactase por Kluyveromyces marxianus. Dissertação de Pós-Graduação Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

PAULA, F. C. de .  Imobilização da inulinase de Kluyveromyces marxianus var. Bulgaricus ATCC 16045:caracterização e produção de açúcarinvertido em biorreator. Dissertação de mestrado, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”. Rio Claro , 2007.

CARMO, J. R. do. Produção de etanol e pectinase por Kluyveromyces marxianus CCT 4086 utilizado resíduos do processamento do café (Coffea arabica L.). Dissertação de Doutorado, em Ciencia dos Alimentos Universidade Federal de Lavras. Lavras – MG ,2013.

BARRETO, L. T. P. Enzimas pectinolíticas de kluyveromyces marxianus: seleção e aplicação em processos da indústria de alimentos. Dissertação de Doutorado em Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Santa Catarina . Florianópolis – SC, 2012.

Esse post foi publicado em Processamento e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário