Aplicação na indústria alimentícia

  Na industria, as enzimas são vastamente utilizada nos mais diversos processamentos, devido a sua especificidade e seu potencial catalítico. Porém as enzimas torna-se de valor comercial quando há uma grande procura ou que contenham propriedades que acatem as demandas, nesse caso, requerimentos técnicos e econômicos do processo na indústria.

  As enzimas pectinolíticas ou pectinases catalisam a degradação das substâncias pécticas presentes no material vegetal. São produzidas por plantas superiores, fungos filamentosos, leveduras e bactérias. São de suma importância na indústria alimentícia e amplamente empregadas em clarificação de sucos. Leveduras são capazes de produzir diferentes enzimas pectolíticas. Contudo,a Kluyveromyces Marxianus produz apenas PG (Poligalacturonases).

  Dentre as leveduras promissoras para a produção de enzimas pectinolíticas destacam-se, portanto, as do gênero Kluyveromyces. Em especial, K. marxianus que possui uma alta capacidade de produção de enzimas pectinolíticas (SCHWAN et al., 1997).

  K. marxianus também apresenta potenciais aplicações em diversos segmentos da biotecnologia (FONSECA et al., 2008).

BARRETO, L. T. P. Enzimas pectinolíticas de kluyveromyces marxianus: seleção e aplicação em processos da indústria de alimentos. Tese de pós-graduação, Universidade Federal De Santa Catarina. Florianópolis, 2012.

109e cs5

Esse post foi publicado em Indústria e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário