Kluyveromyces Marxianus

Características gerais da Kluyveromyces Marxianus

  Dentre as leveduras, o gênero Kluyveromyces é de grande interesse do ponto de vista industrial, devido a suas características fisiológicas e o status GRAS (Generally Recognized as Safe), que em português quer dizer que é geralmente reconhecido como seguro (GUIDO et. al,2013). Esse gênero engloba leveduras cujas células são esféricas, elipsoidais, cilíndricas ou alongadas. Elas se reproduzem por brotamento multilateral e possuem atividade fermentativa. (GAVA,2008)

  A levedura Kluyveromyces marxianus é termotolerante , é uma espécie que tem formato ovoide, e ocasionalmente cilíndrico. Ocorre isoladamente, em pares ou em pequenos grupos; metaboliza glicose, inulina e lactose; pode produzir etanol; também pode produzir as enzimas β-galactosidase, intracelularmente; inulinase, intra e extracelularmente e endopoligalacturonase; tem grande capacidade de converter substratos em biomassa e tem rápida taxa de crescimento celular. A hidrólise rápida do substrato é que confere à Kluyveromyces marxianus grande velocidade de crescimento e formação de biomassa e etanol (DINIZ, 2009).  Kluyveromyces marxianus é classificada como facultativa, sendo capaz de gerar energia tanto por respiração como por fermentação alcoólica, mas preferencialmente segue a respiração e só produz etanol em condições limitadas de oxigênio. (SCHOLZ,2011)

  Pode produzir pseudohifas; cresce em ágar de malte; possuem esporos. É capaz de suportar altas temperaturas, cresce em placas de NaCl-ym seu crescimento é variável em elevado teor de glucose. Tem sensibilidade a: SO2, sorbato, DMDC, pH e ácidos. E não apresenta sensibilidade ao etanol suportando altas concentrações .

DINIZ, R. H. S. Metabolismo de lactose em Kluyveromyces marxianus UFV3 e Kluyveromyces lactis JA6. Dissertação de mestrado em Microbiologia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa, 2009.

GAVA, A. J.; SILVA, C. A. B. da; FRIAS, J. R. G. Tecnologias de alimentos: princípios e aplicações. São Paulo: Nobel,2008.

GUIDO,E. S.; MACHADO, J. R.; BEHLING, M. B.; MANERA, A. P.; KALIL, S. J. Obtenção de Bioprodutos de Interesse por Cultivo Submerso com Kluyveromyces marxianus CCT7082. Anais do III Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia Trabalho Completo apresentado na seção: PÔSTER. Londrina, 2013.

SCHOLZ, E. B.  Estudo cinético de kluyveromyces marxianus cbs 6556 a partir de fontes alternativas de carbono e nitrogênio visando a síntese de β-galactosidase. Projeto de dissertação de mestrado em Engenharia de Processos, Universidade da Região de Joinville, 2011.